I need a light, I will find a match.

“Aqui é dor, aqui é amor, aqui é amor e dor:
onde um homem projeta seu perfil e pergunta atônito:
em que direção se vai?”
(Adélia Prado: O Coração Disparado)

 

Ele olhou bem, quase meio-dia da manhã seguinte, sentados num banco do centro da praça. Enquanto pedia, trêmulo de amor:
– Beatriz, quero namorar contigo.
Ela apertou contra o peito um livro de História do Brasil:
– Tu é muito criança – disse.
Quase não conseguia olhar para ela. Olhava o chão de pastilhas coloridas no centro da praça. Formavam círculos, quadrados, estrelas grandes e pequenas. Menores ainda, estreletes.
– Mas se eu sou criança – foi dizendo devagar, convincente -, se eu sou criança tu também é, porque só tens doze anos.
– Treze – ela corrigiu. E ergueu o rosto para o sol no meio do céu. Os gânglios inchados quase desapareciam assim. Gân-gli-os, repetiu mentalmente, essa palavra que quase não conhecia.
Espantado, percebeu que Beatriz usava batom. Batom clarinho, mal se notava. Parecia tão divertida e distante que aquela coisa densa, meio suja, dentro dele começou a se contorcer feito quisesse sair para fora. Cobra armando o bote, vômito armado na garganta. Ainda tentava controlá-la, quando insistiu:
– Eu gosto de ti, Beatriz. Eu gosto muito de ti. Eu gosto tanto de ti.
– Pois eu não – ela abaixou os olhos, procurando os dele. Quando encontrou, falou quase sorrindo, como quem dá uma coisa doce, não como quem enfia uma faca afiada: – Gosto só como amigo.
– Como amigo, não me interessa – gemeu.

(Caio Fernando Abreu – O destino desfolhou – Os Dragões Não Conhecem o Paraíso)

Deixe uma Resposta

