It isn’t funny anyway

Começou com o debate no STF dos anencéfalos, embora eu já soubesse. Eram os que discordam do direto de posse da mulher sobre o próprio corpo.  Uns dias depois, ouvi um comentário idiotinha homofóbico e respondi com um “você realmente acha isso ou está falando para efeitos de discórdia?”, ouvindo como resposta a triste constatação de “sim, acredito nisso”. E hoje tá lá de novo, discutindo um suposto “erro” de educação parental em um pai permitir que o filho use saia e incentivá-lo usando também.

Eles existem: são as pessoas da mesma geração que eu que são conservadores.

Ser conservador não chega nem perto da defesa da moral e dos bons costumes. A moral, por ser da sociedade, se modifica, assim como a mesma. Posso ser moralista aceitando, e até mesmo praticando, o que 100 anos atrás era impossível fazer a vista dos olhos públicos.

Lembrando que até meados do século passado, nos EUA, era proibindo casamentos entre pessoas de cores diferentes. Que houve um tempo em que mulher não votava. E teve um tempo também que não existia divórcio e as mulheres “desquitadas” eram praticamente párias da sociedade.

Os conservadores atuais são terríveis. Defendendo preceitos de comportamento em sociedade que regulam com os praticados pelos seus avós, acabam cometendo grandes preconceitos e generalizações, como todo conservadorismo tende.

E o medo é só a constatação: devem existir muitos mais que eu desconheça. No meu dia a dia eles devem estar, só que eu sempre dei sorte de não escutar. Eles existem: gente de vinte e poucos tantos anos, homofóbicas, misógenas, sexistas e preconceituosas. Normalmente se baseando em  visões religiosas. Às vezes não. Tão lá no meu facebook, fazem parte da minha vida, já freqüentei suas casas.

Gente.

Deixe uma Resposta

