in time you need to learn

Prometi que não brigaria mais sem razão com ninguém. Não me desgastaria com discussões, além de poupar minhas relações da minha vontade de SEMPRE estar certa. Repetindo feito um mantra “a última palavra não precisa ser minha”.

Daí passei a simplesmente não discutir com ninguém, mesmo com razão. Ouvi o conflito árabe-palestino inteiro de uma visão que eu discordava absolutamente e quando eu ia começar com o discurso de “estado terrorista”, parei e pensei “que diferença faz no final das contas eu me dar ao trabalho, né não?”. Ouvi minha mãe falando coisas que me machucam. Ouvi caras sendo babacas. Ouvi amigas sendo ridículas. Ouvi gente falando mal do Atlético. E fiquei calada.

GENTE, NÃO BRIGUEI NEM POR CAUSA DE FUTEBOL.  NEM-COM-CRUZEIRENSE.

Nem pessoalmente, nem por telefone, nem por facebook, nem no twitter, nem por email. Não comprei briga de ninguém e não criei atritos, pelo menos não de forma consciente.

Obviamente me escaparam respostas atravessadas vez ou outra, mas foi controlável, não saiu daquilo.

Um mês depois, eu digo: EU VENCI.

Não me desgastei, não pensei demais a respeito, não fiz ninguém gostar menos de mim com meu jeito pouco cordial. E principalmente, me provei que posso viver uma vida sem brigar com ninguém.

Próxima meta: fazer isso de forma menos consciente do esforço de não mandar geral a merda. E rotular menos (desafio máster, o que é a vida sem xingar mentalmente alguém de “babaca”, ou “retrógado”, “misógino”, “conservadora”, “ignorante”,  “homofóbico”,“machista”, “jacu”, “passivo”, “hipócrita”, “burra”, “incoerente”, “impaciente”, “arrogante”, “autocentrada”, “egocêntrico”, “metida”, “egoísta”… )

Deixe uma Resposta

