É a qualidade que faz a estrutura de um grande amor

Uma moça aqui do trabalho pediu demissão porque o filhinho foi diagnosticado com dislexia e dificuldade de aprendizado. Disse que aquilo era sinal claro de falta de mãe. Minha primeira reação foi a feminista de sempre, “de mãe e de pai, né”, mas depois fui pensando na vida. A moça em questão trabalha muito além das 8 horas diárias. Uma claríssima workholic, daquelas clássicas mesmo, do tipo que te manda email de trabalho às 2 da manhã e às 9 tá ali do seu lado, trabalhando no gás. Vira e volta contava casos de colocar o filho pra dormir e ele dizer “por que você trabalha tanto?” ou então a filhinha de 3 anos pedir de natal “uma mamãe que fique mais em casa”. Ou seja, deve mesmo passar menos tempo do que sente que deveria com os meninos. O pai também deve, né. Mas a tristeza é que a sempre se espera e cobra menos dos pais, como se coubesse apenas às mães essa atuação de super-heroínas.

Minha mãe, durante a minha infância, trabalhava muitão. Era chefe de departamento em um banco e dava aulas em uma universidade, somada com duas filhas e um marido que, embora trabalhasse muito fora de casa, não ajudava tanto dentro. Lembro bem de ir trabalhar com a minha mãe em dia de prova, que me tomava matéria e me fazia ficar estudando ao seu lado, a manhã inteirinha. Mesmo com horas extra mil, minha educação sempre teve minha mãe ali do lado. Sem déficit de aprendizagem e nem nota baixa. E cada “para casa” e trabalhos feitos no papel almaço, até eu ter uns 12 anos, eram supervisionados por ela. Sem exceção.

No final das contas, pensando assim, na colega de trabalho e na minha mãe, só chego a conclusão que não deve ser nada fácil esse malabarismo entre carreira e filhos. Deve dar uma culpa enorme ter carreira e uma culpa enorme também não ter.  E assim  o dia das mães fica bem maior que apenas uma data comercial.

Deixe uma Resposta

