I’m willing and able

A primeira vez que eu entrei em sala de aula, como professora, foi completamente sem preparação. Tinha acabado de voltar da Gringolândia e enquanto não achava emprego na área (contando assim parece super tranqüilo e momentâneo, mas foi um CAOS NA VIDA), fui em uma escola de inglês para ver se eles me contratavam.Cheguei lá umas duas da tarde, me botaram para fazer uma prova, me entrevistaram e perguntaram “você pode ficar para dar a aula das seis horas pro intermediário?”. A-S-S-I-M.

Desse momento em diante, entrei em salas de aula com certa tranqüilidade. Acontece que brinquei o suficiente de professora quando pequena e que gosto de ensinar. Dei aula de inglês e espanhol e nunca foi muito estresse. De boas.

Ano passado dei uma palestra em um congresso. Fiquei meio nervosa (como os arquivos desse blog contam – contam tudo isso acima, aliás), mas foi tudo bem. Me senti benzona, coisa e tal. Considerei um dia passar a das aulas do assunto. No futuro, pensei. Quando eu souber o suficiente. Tem uma diferença enorme entre ensinar uma língua e ensinar conteúdo. Ainda mais conteúdo de gente grande. No caso,  de gestão de projetos. Porque a língua eu domino e meu conhecimento é inquestionável. Mas a gestão de projetos, pode ser que quem saiba mais ache tudo um grande blablamation e a experiência, que pode ser maior que a minha, faça meu conhecimento ficar parecendo insuficiente. Pra quando eu for fodinha, pensei.

Isso até meu chefe me dizer que uma das minhas entregas como analista de projetos deveria ser um curso de elaboração e gestão de projetos pra galere do trabalho. Todas Alice tremem nas bases. Planeja, replaneja, pega texto, imagina exercício. Ele me diz que quer 16h de curso. MEUDEUSDOCÉU, de onde vou tirar 16 horas????

Hoje foi a primeira aula. Acordei cedão, cheguei cedão, oito e meia já tava tudo pronto e dei a aula de duas horas (primeira de 8). Ai no final vieram as pessoas  legais para me dizer que eu sou boa, sou didática, sou simpática. Uma miss simpatia, quase. Fiquei acreditando eu minha aula foi um sucesso.

E um alivio supremo reina (por breves momentos, já que ainda faltam muitos encontros para que me desesperar por ai).

Deixe uma Resposta

