e o movimento impede de sentir medo

Outro dia, durante uma negociação com um tom mais acalorado, um cara perguntou “qual sua formação?”. O que é uma breve pergunta, no caso, pareceu uma acusação. Questionar a formação de alguém numa discussão técnica significa praticamente duvidar da qualidade/validade dela, ou ao menos meu cérebro com mania de perseguição assim interpretou. Não que eu tenha motivos para me envergonhar da minha formação. Sou muitíssimo bem formada, muito obrigada. Ela não é assim, digamos, seqüencial e lógica e dentro do padrão. Mas é minha.

É igual no trabalho quando alguém me pergunta no que eu sou formada. Do outro lado esperam um sonoro “administração”, e quando vem um claríssimo Relações Internacionais, a única reação que eu colho é: “ah, então é por isso que você fala inglês!”. É. Por isso.

Em algum momento de um passado não tão remoto eu decidi que queria trabalhar na área social. Em outro momento, também de escolha, optei por me formar em gerenciamento de projetos. E as coisas foram acontecendo assim. Não tão seqüenciamento. Não tão logicamente. E fora do padrão.

Hoje em dia o futuro não me é tão claro como já me pareceu. Às vezes parece que quanto mais perto do longe, mais incerto o longe (agora perto) fica. Como se conhecer melhor te qualificasse a assumir que não se sabe porra nenhuma do amanhã. E  tudo bem. A gente era cheio de certezas aos 17. Passados 10 anos, elas são muito menores. Hoje me vejo como uma pessoa com muitas opções. E fico feliz porque ter vários caminhos é melhor que não ter caminho nenhum. Talvez essa seja a verdadeira força de motivação que eu precise: sempre trabalhar para sempre ser uma pessoa com a permissão de escolher.

ps: TI maldito bloqueou tumblr e wordpress no trabalho. É como se tivesse um decreto que dita: “Abaixo a Alice! Viva a chatice!”.

Deixe uma Resposta

