Fortes x frágeis

“Mas você precisa?”
Pergunta feita quando eu respondi que uma mulher podia sim, se quisesse, trocar o pneu de um caminhão.

É duma obviedade sem tamanho – ao menos para mim, mas vivemos em épocas que o óbvio sempre precisa ser reafirmado – que se uma mulher quiser, ou precisar, fazer qualquer coisa, a coisa será feita. Pode não ser a tarefa mais fácil do mundo. O sistema, as coisas, até mesmo a questão física pode estar contra você, mas ó, possível é.

“Mas não seria mais fácil pedir ajudar?”.

Seria? Porque não é uma necessidade tremenda – minha – a de nos afirmarmos como seres independentes e capazes? Pedir ajuda, quando não tarefa de manipulação – ai sim arte feminina (sou dessas) – não é admitir fraqueza? Ainda mais quando o “não-fazer” é mais fruto de preguiça do que da ausência de capacidade?

A feminilidade, em tese, acaba por contrariar – assim, por alto, sem tanta pesquisa – o conceito básico do feminismo, por tomar como femininos uma série de comportamentos específicos, como “cuidar”, “criatividade”, “abertura”. Ele vai direto numa cultura dominante que toma o feminino como sexo como frágil e que demanda maior “cuidado”, pois o papel do homem são as atividades “mais físicas”, mas também questões de liderança (oi sociedade patriarcal). A feminilidade é quem pratica os padrões de beleza impostos socialmente como ideais, seja a magreza excessiva, os cabelos escovados, a maquiagem bem-feita, o uso de salto-alto, todos os quais eu nego em prática (uns porque não tá fácil pra ninguém, outros porque me aceito bem como sou).

Ou seja, se me falta feminilidade, me falta justamente pelo feminismo de reafirmar que o meu sexo é capaz de tudo aquilo que deseja. E se a falta de “delicadeza” ligada à feminilidade bloqueia as coisas como constituir uma família, olha, veja-me bem, mundo: você é um machista incrível. E fico cá eu com os meus princípios não sendo menos mulher por achar que quando eu tenho que carregar algum peso, faria parte pedir ajuda. Das minhas lutas sei eu.

Hmpft.

Deixe uma Resposta

