La vida cabe en un clic

Na faculdade tive duas veteranas, uma da minha universidade e outra de um pouquinho mais longe, que moldaram muito meus achados e achismos durante essa época tão importante da vida – dos 18 aos 21 anos. Quando eu tava começando a ser eu, eu tinha elas sendo elas ali na frente, tão inspiradoras, sem nem saber. Não eram do meu círculo principal de amigas. Não eram amigas de tabela. Elas se tornaram minhas, assim como de minha maneira eu me tornei delas.

Muito da minha liberdade sexual, da minha auto-aceitação, dos conceitos iniciais que eu tive de feminismo e de auto respeito surgiram dessas duas, que absolutamente diferentes, me influenciaram sempre. Os caminhos que eu tracei na universidade, as pesquisas que eu fiz, os conceitos que trabalhei e até os erros que cometi, tiveram traços delas.

Há alguns anos atrás vi uma delas casar. Agora tive o prazer de ver a outra. E a primeira já tem um bebê. Oun.

Embora eu saiba o disparate que é associar o casamento ao “tornar-se gente grande”, é inquestionável como o casamento é parte do “adultar-se”*. É absolutamente lindo ver as minhas meninas mais velhas, essas que quando eu tinha 19 pareciam tão maiores aos 21 e 22, mas eram meninas, se tornarem cada vez mais mulheres. Fortes, independentes, capazes e realizando sonhos. A rodo. Seguem sendo inspiradoras. :)

Os amores continuam amáveis.

E é importante reconhecer o papel que outras mulheres tiveram na sua vida ao te ensinar pensar pra fora da caixinha que a gente tão condicionalmente vai vivendo.

*adultar-se: um dos jovens de um projeto meu disse num discurso que ao inseri-los no mercado de trabalho e empurrarmos, de forma forçada e exógena, uma maturidade profissional neles, que o mercado cobra, tínhamos ensinado-os a adultar-se. Nessa hora, que já faz um tempinho, chorei um pouquinho.

** a foto não é do casamento nem de uma e nem de outra. mas só para celebrar o quão importante é ter amigas para celebrar todos os sonhos.

nanda

Deixe uma Resposta

